5 de agosto de 2007

El Solitário - Reportagem com Reconstituição dos Acontecimentos

Foi apanhado, na Figueira da Foz, o homem mais procurado de Espanha, o criminoso conhecido como "El Solitário", quando se preparava para proceder a um assalto à Caixa Agrícola, em plena Avenida Saraiva de Carvalho, a escassos metros dos Paços do Concelho da cidade.

O banhista larápio estava disfarçado com uma peruca e uma barba muito mal enjorcada, que lembra as que se viam nos desfiles do Carnaval de Buarcos da década de 90 do último século. Mas que raio de pessoa é que se lembra de agasalhar a fronha, no Verão, de forma a deixar visíveis apenas os olhos e o nariz? Ainda dizem que são criminosos. Oh filho, cá em Portugal, não te safas, tanto é que na primeira tentativa de assalto foste logo de charola pró tribunal.

Enfim, diz-se que o espanholito já cá tinha vindo e, como se sabe, quem vem uma vez à Figueira, tem de regressar.

RECONSTITUIÇÃO:

Chega o Solitário pela A14, enfiado no seu furgão, sozinho (ou não fosse ele solitário) com o CD do Júlio Iglesias a rodar no rádio, e pára ali na Rotunda da Shell. Façamos de conta que eu era o figueirense sabichão que parava por aquelas bandas. O gajo abre o vidro e atira:

"Mira, chaval, donde es la Caja da Crédito Agricola?"

- Eh primaço, mas por que é que não vais antes ó BES de Buarcos? Sempre era mais um cámóne que parava na minha terra!

"No, yo quero lo Credito Agricola!"

- Mas quieres pra quê? Pra depositar dinero, para abrir uma conta ou para gamar o carcanhol?

"Para roubar diñero!"

- Ah, então faz assim. Se fores logo pela Saraiva de Carvalho dás mais bandeira, tás a 'ceber? Confia aqui no Zé, que eu digo-te méque tu hás-de fazer. Então é assim... enfias-te por aqui à direita, sempre em frente e quando chegares ali mais ó fundo cortas à direita para a Rua da República, que é aquela que tem pedras no chão, que mais parece uma picada para jipes de todo-o-terreno... Depois chegas a uma altura e vês a Figueirapão de esquina... aí estacionas à esquerda no fim da Rua Dez de Agosto, entiendes? Sais da carripana, e vais até ó fundo da rua e dás logo de trombas com o Crédito Agrícola. Opa, se eles lá arranjarem confusão diz que vais da minha parte, que eles arranjam-te logo qualquer coisita. Se eles disserem que não sempre podes ir até à Câmara Municipal que é no seguimento da Avenida, pró lado do mar, 'tás a captar? Na Câmara és capaz de também não ter muita sorte porque os cofres daquilo devem 'tar mesmo nas lonas. Em último caso sempre podes arrombar as maquinetas de tirar os tickets pró estacionamento. Vê lá é se tiras, antes, um ticket pró teu veículo porque ainda te sujeitas a que to bloqueiem e depois não possas fazer uma retirada em beleza.

Pronto, depois disto lá foi ele à vida dele. Entretanto já no cruzamento da BP estavam os agentes da PJ à espera dele. Ao que parece o "cabron" não ligou puto ao que eu disse e não foi pela Rua da República, meteu-se logo pela Saraiva de Carvalho. Lá está, eu bem disse que o gajo ia dar bandeira. Estacionou quase à porta do banco e quando ia a andar no passeio saltaram-lhe uns agentes para cima. Eu bem lhe disse, mas o gajo não confiou em mim.

Portanto já sabem, quando precisarem de ajuda na resolução de crimes na zona da Figueira, contactem-me.

Agora o Solitário é que vai ter bastante companhia no banho da prisão. Será banho colectivo?

2 comentários:

João Silva disse...

Ó Zé, tanto tempo sem apareceres por aqui, que eu cheguei a pensar que tu eras o "El Solitário"!

4ever... or never disse...

Ja ouviste ou leste as ultimos do Solitario, na prisao? parece-me que se esta a dar muito bem.. acho que se ele soubesse que ia ser tratado assim ja tinha tentado o assalto ha muito mais tempo!!