12 de julho de 2007

Zé do Conhame - a primeira declaração pública

1, 2, 3, SOM! SOM! EXPERIÊNCIA! ALÔ! SOM! SOM... DAQUI CENTRAL MIRA... DIGA SE ME OUVE, ESCUTO!

Então muito boa dia, boa tarde ou boa noite, 'migos e 'migas, primos e primas! Daqui fala o Zé do Conhame. Có-nhame, é assim que se lê: Có-nhame. Não venham cá com misturadas, porque Conhame não é Cunhame nem Conháme: é Có-nhame, mas tudo junto. Entendido? Ainda bem!

Ora então, vou contar-vos a razão de eu agora ter um blogue, coisa que parece que é moderna e é da moda. Ia eu mais o meu 'migo Pirolito, o meu ser canino de guarda, que é um belo exemplar da raça Dog Street, da variante Rafa das Muralhas... onde é que eu ia? Ah, ia eu e mais o cão a passearmos e deparamos-nos com um belo serviço logo ali ó pé do Largo da Má Língua, como quem vem do Talho da Rosa para o Largo da Varina - vimos um catraio dos seus vintes e alguns anos sentado na esplanada dum ristórante de cólidade do Conhame. No Conhame tudo é bom, desde a trampa mais mal cheirosa aos sprays que as senhoras usam para cheirarem bem, até aos dotes da bisca dos jogadores das cartas das traseiras da Capela da Senhora da Conceição.

Lá 'tou a desviar o assunto. Realmente falar é fácil, escrever é que é do catano, porque eu tenho a 4.ª classe. A primeira e a segunda foram feitas na Escola do Serrado, a terceira foi feita na Escola do Castelo e a quarta foi feita pelos cupões da Farinha Maizena. Voltando ao assunto, vi o tal rapaz no ristórante com uma coisa a que ele chamou computador portátil com acesso uairelésse à internéte, que deve ser alguma variante do Intermarché da Chã. O rapaz 'tava lá em amena cavaqueira de volta duma coisa que era o blogue dele. Eu olhei para aquilo e não me fiquei. Vai daí e fui ó Banco pedir um empréstimo para comprar uma traquitana daquelas para também eu poder ter um blogue. O engravatadinho do balcão não me queria dar o empréstimo mas eu prometi-lhe peixe à borla até ao resto da vida e ele lá acedeu e emprestou-me 200 contos para eu ir comprar um computador.

Lá fui eu pelo Alto do Forno acima e só parei nos Condados de Buarcos, no Jûmbio, porque me disseram que lá vendiam computadores às prestações. Eu ainda pensei que me fossem vender o computador ós bocados mas afinal o preço é que é pago ós bocados. Mas eu preferi pagar tudo de uma vez antes que depois fosse estoirar o carcanhol todo prá Tasca da Rua Direita. Lá vim eu com a jeringonça debaixo do braço, fui ter com o fulaninho à esplanada do ristórante e ele criou-me um blogue e agora eu escrevo aqui o que eu quiser, dentro dos limites de não ofender ninguém, ficou assim prometido.

Portantos, é só para informar a navegação de que o Zé do Conhame tem um blogue. Agora só me falta arranjar um quartito arrendado, para poder desmontar arraiais do cimo do Castelo de Buarcos, local onde tenho dormido os últimos meses, pruque é um sítio sossegadinho e de lá vejo tudo. Também me vejo grego para subir e descer a Torre, mas o meu amigo Quim, que é pedreiro de ofício já me prometeu que me vai lá fazer umas escadas em caracol, para aquilo ficar com mais pinta.

Enfins, se quiserem enviar-me um meile, que é uma coisa muito gira pruque diz que é correio electrotécnico, podem fazê-lo através do contacto zedoconhame@gmail.com. Se quiserem escrever-me em manuscrito façam-no para a morada da Junta de Freguesia de Buarcos, ao cuidado do Alcaide-mor da mui Nobre e Ilustre Vila de Buarcos e Governador do Condado do Conhame, e assim é garantido que a carta vem parar às minhas mãos, ou não fosse eu um gajo de sangue azul, derivado de ter bebido ontem um detergente da louça que me soube pela vida. Agora arroto bolinhas de sabão e as bufas saem com um cheiro parecido a WC Pato.

Sódações conhamenses, buarcosenses e muitas félcidades para si e prós seus, que bem merecem, porque eu sei, eu tenho olho para essas coisas!

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé , entâo estamos de estreia ?
Boa sorte, homem do mar e boa onda!

Paulo Dâmaso disse...

eheheh

CÓ-NHAME

Anónimo disse...

Ah ganda prima�o!

4ever... or never disse...

Pensei duas vezes antes de me decidir a dar-te as boas vindas ao mundo dos blogs! e olha que eu nao sou de pensar.. isso é coisa rara em mim!.. mas como dizia.. pensei.. pensei.. e porque tanto pensar?? É que no teu blog não indicas o meu na tua "trupe recomendada".. fiquei muito sentida! como é que alguem nao conhece o meu blog??? mas depois percebi que a tua ignorancia se deve simplesmente a seres novo nestas coisas (!).. e desculpei-te!

BEM VINDO A ESTE MUNDO!
e posta muito.. virei ler...

João Silva disse...

Bem-vindo!
Muita sorte para o blogue e o desejo de muitas "conhices".

Big Ass disse...

Eu só comento agora porque tenho andado muito ocupado a por o Halibut. Bem vindo. farei a devida publicidade no meu blogue hoje.... caso o meu cu dorido me deixe sentar em frente ao spectrum!!!!!

4ever... or never disse...

Obrigada pela visita ao meu blog e por me teres incluido na "trupe recomendada"..
Virei visitar-te muitas vezes, certamente.
desejo-te um bom dia...

Anónimo disse...

Benvindo á bloguesfera. Exitos á farta ... Montanha de Cohamisses

Fura Redes do Meia Bola... E Força

Anónimo disse...

Tá com pinta, Alcaide ...