15 de julho de 2007

Zé do Conhame - Arrendam-se quartos/rooms/chambres/zimmers

Pois é 'migos, 'migas, primos e primas, aqui o Zé do Conhame virou empresário e negociante altamente reconhecido no Condado Conhamense e na Vila de Buarcos. Ia eu a passar na Rua Direita e vi uma placa que dizia "Arrendam-se quartos/rooms/chambres/zimmers".

Ao ver o panorama, pensei eu: "Epá, tu queres ver onde é que vai parar esta placa? 'Pera lá que já cospes!". Olhei para um lado, olhei pro outro e pimbas, dei o banhanço à placa e fui com ela até à marginal, onde me sentei no muro com a placa ao lado, bem visível para quem passasse ali. Nos entretantos pedi uma caneta no Turismo e acrescentei à placa a palavra "PRÉ-PAGAMENTO". Pois bem, pelo caminho pedi ao Chico da Bezurra um boné e uns óculos escuros. Perfeito, lá 'tava eu muito bem disfarçado sentado ao pé da passadeira da praia, em pleno passeio da marginal, com a placa exposta ao público.

Lá se aproximou um casal que vinha de uma terra para os lados de trás do sol posto, no cú do Judas, onde o Judas perdeu as botas e onde o Judas cagou no deserto (bendito Judas, que tem mais expressões do que o Deus me livre) e levei-lhes 5 contos pelo primeiro dia de dormida na primeira morada que me veio à cabeça: uma tal de Viela das Muralhas de Buarcos, n.º 27, 1.º andar. 5 contos já cá cantavam e deixei um número de telemóvel aos senhores para eles telefonarem em caso de confusão. Pois bem, burros que doíam para terem engolido aquela história toda. Nem eu, estúpido que sou (só às vezes), acreditaria numa coisa daquelas de pré-pagamento, até porque não teria dinheiro que chegasse para um pós-pagamento, quanto mais para um pré. Só jogo uma chave por semana no Totoloto e prontos, com as receitas de tocar pífaro com uma mão à porta do Mercado. É o que dá as pessoas virem à civilização, a este tão belo Buarcos. Ficam embaladas com qualquer pessoa de bom aspecto que lhes apareça à frente. Ainda por cima um galã como aqui o je, um autêntico Zézé Conhaminha, um ícone respeitável do jétecassséte de Buarcos.

Os fregueses a seguir tinham aspecto de uma lagosta ou sapateira acabadinha de sair de uma panela de cozinha de uma marisqueira, mas afinal de contas tinham saído de um carro de matrícula um bocado esquisita e que dizia "FR". Pensei eu: "FR??? Freixo-de-espada-à-cinta?". Afinal era França, percebi pelo sotaque com que falavam depois de sairem da voáture. Sim, porque o filho do Berto da Zurrapa 'teve emigrado em França e veio de lá com um sotaque parecido com aquele. Lá lhes disse: "Enton muito bonnes tardes, mês amigôs, querem un quartinhe para descansê? Isse 'tá mau... eston mais vermelhôs do que o náriz du Schmeichel quandô jôgává nu Sportinguê, pá!"

Nem resposta me deram, nem à la mérdelince me mandaram, pelos vistos o meu francês é demasiado bom para ser correspondido. Mas desdenharam... mas queriam comprar, lá isso queriam! Mas o sítio dos franceses não é em casas arrendadas ao pé das muralhas, é na Tamargueira ou então em casas próprias.

A seguir aparece-me uma torre de dois metros, loirinho, olhinho azul dos dois lados, umas sandálias e um ar carrancudo tipo Oliver Kahn. Eu bem vi as trombas do gajo quando no Mundial de futebol de 2006 perdeu a titularidade pro Lehmann. Topei logo o gajo, alemãozinho! Um alimão em Buarcos? Para quê? Para sair de cá a cambalear e a queixar-se de que a cerveja portuguesa é muito forte? Pudera! Como é que ele acha que nós batemos recordes de barriga e de pelo no peito? É com cervejinha de lavar copos? Claro que não! A cerveja portuguesa é para enrijar, para ganhar calo nas paredes do estômago!

Veio o alemão falar comigo: "Guttën tag da gluta inz du schwarz da kinna purr cvino stuntz fritz?". Eu só tive tempo de parar o ataque cardíaco do gajo com uma palmada nas costas dele e um: "Santinho, pá! Essa tosse 'tá má, pá! Xarope de cenoura é capaz de fazer bem, vá ali à Ti Aurora do Balela para lhe tirar o catarro!"

Mas o raça do 'tchopo continuou:

"Al gunna grrute nal serr dacki?"

- Oh cámóne, se há alguma gruta na serra daqui? Epá, que eu saiba não, mas um quartito é melhor do que uma gruta, santo Deus!

"Ahh, grratzie, grratzie!"

Entretantos lembrei-me de tirar d algibeira um daqueles pacotitos espalmados do ICE TEA da Lidl e comecei a ler o rótulo em alemão: "Eistee pfirsich? ahhh, zutatem teegetrank mit zucker nach offnen gekuhlt vor gebrauch siehe mindestens haltbar citronensaure extrakt!"

O chavaleco ficou a olhar para mim, olho pro meu fiel amigo Pirolito, riu-se e foi-se embora. Eu é que não achei piada nenhuma. Um gajo a esforçar-se por ler a porcaria dos rótulos dos sumos que eles para cá mandam e ainda me lançou aquele sorriso maléfico! Ah, macacos me mordam se eu não me vingo dos alemães. Aquela vitória deles no jogo do 3.º e 4.º lugar do Mundial 2006 ainda 'tá atravessada aqui na gargantonha do Zé, aí 'tá, 'tá!

Desisti do meu emprego como negociante de quartos. Nem eu tenho um quartito e ando aí a arrendar aos outros. Mas eu tenho um Castelo e eles não! Tenho uma torre, pá! Uma torre e uma muralha! Toma lá e embrulha, oh alemão!

1 comentário:

Inês disse...

Bem, criatividade não te falta. :)