16 de julho de 2007

Sem-abrigo por um dia

Eh 'migos, não é que na noite de ontem, chuvosa que foi, fiquei desalojado? Mal comecei a sentir os pingos, estava eu deitado lá no topo do Castelo de Buarcos, galguei as pedras da Torre a uma velocidade estonteante, desci Buarcos até à Muralha e só parei no arco da mesma, sítio onde durmo no Inverno e em noites chuvosas. Aquela ideia da escada em caracol foi abortada, no que toca a descer. Para descer é mais fácil um varão do quartel dos bombeiros. A ver se instalo lá um mastro de bandeiras. Um ou dois, que o Castelo ainda é alto...

Ainda dizem que "a descer todos os Santos ajudam". Ajudam o catano, é que ajudam. Ajudam no fim da descida, quando não é preciso descer mais. Mas 'perem lá... ajudam tipo quê? Dão um empurrãozinho, para descermos mais rápido, para aumentar a probabilidade de cairmos de trombas no chão e ficarmos sem os dentes da frente, ficando, assim, sem dentes para palitar? 'Tá bem, Chico, ajudas dessas também o álcool me dá! Amigos da onça! Nem a mim, que sou José Maria das Almas dos Santos do Conhame, as santidades ajudam... Só nos ajudam quando já 'tamos engessados numa cama da ala da ortopedia do hospital. Ajudam na recuperação, e mesmo assim é doloroso. Mas às vezes sabe bem partir uma pernita, um bracito, uma bacia, umas costelas. É da maneira que vou parar ao hospital e durmo numa cama por uns dias. E sempre dá para pedir às enfermeiras para verem se está mesmo tudo bem comigo, não vá eu ter partido aquela minha terceira perna que não chega ao chão.

Mas com o hospital na margem Sul é difícil ir lá mais vezes. Quando o hospital era do lado de cá do Mondego ainda dava para ir a pé até lá às redondezas, mais rapidamente, e partir um ossito ali pertinho. Dantes é que era.

Ah, mas pronto, cheguei ao Arco da Muralha e encontrei lá um casalinho de jovens a namoriscarem, aproveitando para se abrigarem da chuva. Eu lá os deixei ficar, mas também fiquei sem sítio para dormir. Não é que eles rejeitaram uma relação a três? E arranjar sítio para bater uma sorna, depois disso? É que aqui o Zé não se contenta com qualquer coisita. Ou Castelos ou Muralhas, eu cá sou fino. Ainda pensei em ir pró Fortim de Palheiros, mas não compensava ir para lá porque não tinha cobertura para me proteger da chuva.

Enfim, mas peguei no Pirolito, que costuma dormir amarrado ao poste de iluminação nocturna ao pé do Castelo, e fui com ele até ao Hospital Veterinário do Monte Alto, que está aberto 24 horas por dia. Lá inventei uns sintomas de má disposição pró cão e fiquei lá o resto da noite na receção. O cão nem precisava que eu inventasse sintomas, porque só o aspecto dele é uma doença. Não levantaram muitas ondas por eu ter ficado lá. Também me devem ter achado um granda animal e acharam que um Hospital Veterinário era o sítio ideal para mim. Eu bem reparei no médico dos animais a olhar com muita atenção prós meus olhos, pró meu cabelo, prós arranhões que tinha feito quando desci o Castelo à pressa...

Enfim, foi uma noite bem passada, em tronco nu e em cuecas porque deixei o resto da roupa nas costas da cadeira, a ver se enxugava. Mas não enxugou e de manhã tive de ir procurar casas de banho de cafés que tivessem secador para as mãos...

Noite santa, afinal os santos até ajudam, mas lá está: num hospital...

3 comentários:

Anónimo disse...

VI ROCK FEST BRENHA ARDER
21 JULHO 2007
BRENHA_FIG.FOZ
www.brenharder.no.sapo.pt
www.myspace.com/brenhaarder2007

Anónimo disse...

VI ROCK FEST BRENHA ARDER
21 JULHO 2007
BRENHA_FIG.FOZ
www.brenharder.no.sapo.pt
www.myspace.com/brenhaarder2007

Paulo Dâmaso disse...

Tens um desafio:

http://paulodamaso.blogspot.com/2007/07/2726-desafio-meme-dos-livros.html#comments